Zumbido no ouvido – Veja as 5 causas mais frequentes

Zumbido no ouvido

Zumbido no ouvido – Veja as 5 causas mais frequentes

Também chamado de tinnitus, o zumbido no ouvido é um distúrbio que faz com que o indivíduo escute um barulho incômodo sem a existência de uma fonte sonora.

Na maioria dos casos, os ruídos aparecem como consequência de um processo de perda auditiva, que pode ser causado por diversos problemas ou hábitos. O zumbido pode ser passageiro ou acompanhar a pessoa pelo resto de sua vida.

Zumbido no ouvido

Conheça as principais causas do zumbido no ouvido

As principais causas do zumbido no ouvido são:

– Depressão: Estudos mostram que até 60% dos pacientes com zumbido crônico têm depressão e 45% apresentam ansiedade. Por isso, uma abordagem psicológica e psiquiátrica muitas vezes é fundamental no tratamento do zumbido.

– Doenças cardiovasculares: algumas dessas doenças prejudicam a irrigação dos vasos sanguíneos do ouvido

– Perda de audição: A perda de audição sinaliza que as células do ouvido se lesionaram. Nesse caso, o sistema responsável pela audição tenta compensar a falta de estímulo auditivo com o zumbido. Pessoas que apresentarem zumbido constante devem procurar um médico para receberem o tratamento adequado.

– Diabetes: Um alto nível de insulina também pode causar a perda de audição, por prejudicar os estímulos elétricos das vias neurais, responsáveis por enviar a informação do ouvido para o cérebro. Ter o diabetes controlado é ponto chave para o zumbido não ocorrer nesse caso.

– Dores no pescoço: Dores na região do pescoço provocadas por tensão ou ansiedade, por exemplo, fazem com que o corpo libere substâncias estimulantes para atenuar o problema. Essa ação, no entanto, também estimula as vias auditivas e provoca o zumbido. Fisioterapia e massagem são formas de atenuar essas dores e diminuir o risco de zumbido.

Mais causas de Ruido no ouvido: Bônus

– Café: Por ser uma substância estimulante, a cafeína pode aumentar a intensidade da atividade das células auditivas, lesionando-as e desencadeando o zumbido.

– Cera acumulada no ouvido: O acúmulo excessivo de cera nos ouvidos dificulta o trabalho das células auditivas. Nesses casos, a remoção da cera e o tratamento da infecção na maioria dos casos acabam com o problema.

Como podemos ver diversos fatores ocasionam o zumbido no ouvido, por isso é extremamente necessário tomarmos cuidados em nosso dia a dia para aumentar e melhorar nossa saúde como um todo.

Vá sempre ao médico e faça check ups quando necessário para melhorar sua qualidade de vida e para prevenir possíveis desgastes que seu corpo possa ter que te prejudique.

Em casos de dúvidas procure um profissional.

Veja também:

Perda auditiva em idosos

Uso de fones e a perda auditiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top